filosofia
Questão: 1
A partir da leitura do texto O valor da inutilidade, de Eduardo Prado de Mendonça, publicado na midiateca, responda às questões que seguem.
Em cada resposta, elaborar um texto reflexivo/argumentativo, evitando a mera cópia tanto do texto de apoio quanto de nosso livro didático. Além disso, observe o padrão culto da língua, atentando para os seguintes aspectos: ortografia, regência, concordância, pontuação, coerência e coesão.
Realize suas análises, sem esquecer de citar as referências, o uso correto das normas da ABNT, quando necessário.
a- O texto, ao abordar duas dimensões fundamentais da existência humana, elege para análise dois critérios ou valores, a saber, o útil e o inútil. A partir da leitura da primeira unidade de nosso livro didático, o saber filosófico poderia ser enquadrado em qual dos critérios no texto analisado? Por quê?
Responda a questão em, no máximo, 10 linhas. (3,0 pontos)
Resposta:
No da inutilidade, que significa aquilo que tem um fim em si mesmo, que define a vida humana na ordem da perfeição e da liberdade. Então o saber filosófico faz com que o sujeito busque um equilíbrio interior, domínio de si mesmo, de consciência e responsabilidade de seus atos, sem estar comprometido com a ordem dos interesses práticos imediatos.
b- Você estudou na unidade terceira de nosso livro didático as diversas formas de conhecimento, como o senso comum, o científico e o conhecimento religioso, sem contar no filosófico, no artístico. Encontre no texto pelo menos dois tipos de conhecimento estudados por você, transcrevendo os fragmentos em que o autor os menciona. (2,5 pontos)
Resposta:
Conhecimento Religioso: “a vida supreendentemente de renova. As cores, a temperatura, as formas, o espaço, tudo parece renovar-se a cada instante. Tudo isto aparece misteriosamente como um dom permanentemente renovado. A existência das coisas é