Filosofia
A partir da “explosão inicial”, o Universo, muito denso, muito quente e de reduzidas dimensões, foi-se expandindo e arrefecendo, criando-se a partir de energia, a primeira matéria e depois as estruturas que hoje o constituem.
FQA – 10º Ano
1
FORMAÇÃO DOS ELEMENTOS QUÍMICOS
Nucleossíntese Primordial
• Até 10−12 s de existência do Universo, enquanto a temperatura foi superior 1015 K, nada se sabe sobre o que aconteceu. No entanto os cientistas acreditam poder recuar até 10−43 s após a explosão, tendo em conta o que acontece nos aceleradores de partículas e recorrendo a cálculos matemáticos elaborados.
• Depois de 10−12 s, à medida que o Universo se foi expandindo e arrefecendo formam-se as partículas elementares quarks, electrões e neutrinos.
Estes três tipos de partículas de pequeníssimas dimensões (diâmetros da ordem de 10−17 m), praticamente sem massa e todas com carga, à excepção dos neutrinos, foram formadas a partir de energia.
Assim, de 10−12 s a 10−6 s, o Universo era um caldo de partículas elementares/ antipartículas que vagueavam num espaço cheio de energia, ocorrendo constantemente a interconversão energia → matéria e matéria → energia .
Pensa-se, no entanto, que o número de partículas formadas terá sido superior ao de antipartículas para que a matéria pudesse ser originada.
• A partir de 10−6 s, continuando o Universo a sua expansão e arrefecimento, os quarks, juntaram-se para formar protões (dois quarks up e um quark down) e neutrões (dois quarks down e um quark up).
FQA – 10º Ano
2
• Três minutos após o Big Bang, num Universo muito mais extenso e menos quente, protões e neutrões juntaram-se e formaram os primeiros núcleos atómicos.
• O Universo continuou a sua expansão e arrefecimento e, 300 000 anos após o Big
Bang, quando a temperatura diminuiu para valores inferiores a 10 000 K , os electrões que vagueavam no espaço foram atraídos pelos núcleos e formaram-se
os