filosofia
*Conhecimento
- O conhecimento é o mais alto nível de abstração. Ele fornece a capacidade de resolver problemas, inovar e aprender baseado em experiências prévias. Envolve a percepção sistematizada do que existe, e o aprendizado do passado e de experiências semelhantes, a compreensão de funcionamento e aplicação de sistemas associados aos nossos objetivos e, finalmente, a criatividade proativa.
*Qualidade de informação
-A qualidade da informação pressupõe a qualidade do dado, do sistema de informação e do ambiente computacional.
- A informação que se consegue extrair de um sistema é também fruto de um levantamento de requisitos que deve ser realizado antes da construção, readaptação e customização do software. - Um software precisa ser constantemente aprimorado com o objetivo de não deixa-lo tornarse obsoleto.
- Um sistema de informação de qualidade pressupõe um sistema que cumpre seus objetivos, é gerenciável e é passível de manutenção e de aprendizado por uma pessoa que não tenha feito parte do grupo original.
*Sistema de informação
-Sistema de informação pode ser considerado um conjunto de elementos interdependentes, ou um todo organizado, ou partes que interagem formando um todo unitário e complexo.
- Sistema de informação é um subsistema das organizações e é agente de otimização/integração dos processos da empresa.
- O sistema de informação apresenta-se como um agente que auxilia a dinâmica de mudanças organizacionais, que, juntamente com outras tecnologias e processos, poder o fator de vantagem competitiva para os negócios da empresa.
* Algumas concepções errôneas a respeito dos sistemas de informação:
- Os sistemas como elemento fundamental para tomada de decisão.
- Melhores serão as decisões quanto mais informação existir.
- As pessoas não precisam entender a totalidade dos sistemas de informação.
- A peça mais importante em um sistema de informação é a informação.
*As Organizações
-Sistemas de informações