Filosofia
Filosofia significa, portanto, amizade pela sabedoria, amor e respeito pelo saber.
Filosofia é a arte que busca conhecer racionalmente a natureza, o ser humano, o universo e as transformações que neles ocorrem. Filósofo: o que ama a sabedoria, tem amizade pelo saber, deseja saber. Assim a filosofia indica um estado de espírito da pessoa que ama, isto é, daquela que deseja o conhecimento, o estima, o procura e o respeita.
Pitágoras de Samos teria afirmado que a sabedoria plena e completa pertence aos deuses, mas que os homens podem desejá-la ou amá-la, tornando-se filósofos.
2- Quando se diz que a filosofia é um fato grego, o que se quer dizer é que ela possui certas características, apresenta certas formas de pensar e de exprimir os pensamentos, estabelece certas concepções sobre o que sejam a realidade, o pensamento, a ação, as técnicas, que são completamente diferentes das características desenvolvidas por outros povos e outras culturas.
A filosofia grega pode ser dividida em três fases: período pré-socrático, socrático e helenístico.
3- A filosofia antiga surgiu historicamente nas antigas colônias gregas da Ásia Menor no século VI a.C. Os primeiros filósofos substituíram as narrações mítico-religiosas do cosmos, por explicações racionais, partindo de um conjunto de idéias que farão parte da tradição filosófica!
A filosofia surgiu na Grécia Antiga com o propósito de libertar o pensamento de suas bases míticas, para dar à vida explicações diferentes daquelas que dependiam de deuses e supertições. Era uma atividade dos homens sábios (philos= amigo ou amante; sophia = sabedoria) que se punham a pensar sobre conceitos estabelecidos, buscando novos entendimentos.
Ou seja, a Filosofia tem início quando não mais