Filosofia
MITO:
É um conhecimento que vem da crença, do sobrenatural, da tradição. Muitas vezes esse conhecimento não precisa ser o verdadeiro, mas por ser baseado em Deus, torna-se o real, o certo.
SENSO COMUM:
É o conhecimento herdado, vem da família e do meio em que vive, passa de geração para geração. A experiência adquirida em uma geração passa para outra.
CIÊNCIA:
É o conhecimento adquirido pela experimentação, estudo e pesquisa.
ARTE:
É o entendimento vivido através da imaginação, dos sentimentos.
PROCESSO DE FILOSOFAR E FILOSOFIA:
É a atitude de questionar o que é certo ou errado, indagando o porquê de ser certo ou errado. O filósofo está sempre questionando a verdade e sempre duvidando do verdadeiro. Na filosofia busca-se sempre a base, a raiz do pensamento e do agir, saber o porquê daquele pensamento. A filosofia estuda a compreensão da realidade.
ORIGEM DA FILOSOFIA:
Surgiu na Grécia por volta dos séculos VII e VI a.C, mas precisamente nas colônias Jônia e Magna Grécia. A denominação de “filosofia” foi dada por Pitágoras.
ÁREAS DA INVESTIGAÇÃO FILOSÓFICA:
Existem a Lógica, Metafísica, Teoria do conhecimento, Epistemologia, Antropologia, Axiologia, Filosofia Política, Ética, Estética, Filosofia da linguagem e Filosofia da educação.
LÓGICA:
Examina de forma genérica as formas que a argumentação pode tomar, quais dessas formas são válidas e quais não são. Existem algumas lógicas como por exemplo a lógica clássica ou formal e a lógica simbólica .
METAFÍSICA:
É uma área da filosofia que estuda a essência do mundo. Também tenta esclarecer as noções de como as pessoas entendem o mundo, incluindo a existência e a natureza do relacionamento entre objetos e suas propriedades, espaço, tempo, causalidade e possibilidade.
TEORIA DO CONHECIMENTO:
Estuda a origem, a estrutura, os métodos e a validade do conhecimento. Questiona a possibilidade do ser humano alcançar o conhecimento total e genuíno. Estuda as relações entre o sujeito e o objeto.