filosofia
1- Para começar
Por volta de 1920 foram encontradas na Índia duas meninas qe teriam crescido entre lobos.
Essas crianças não possuíam quaisquer das caractéristicas humanas: não choravam, não riam e, sobretudo, não falavam. Seu processo de humanização só teve inicio quando passaram a participar do convívio humano.
Um fato notável, que, ocorreu nos Estados Unidos com Helen Keller (1980-1968), nascida cega e surda. Dese modo, permaneceu praticamente excluída do processo de humanização até seus
7 anos de idade, quando seus pais contrataram uma professora chamada Anne Sullivan.
Essa mulher ensinou Helen ao mundo humano das comunicações, de início pelo sentido do tato. 2- Comportamento animal
Muitas vezes nos surpreendemos com as semelhanças entre humanos e animais, como cachorros e macacos. Tal como eles, temos inteligêcia e demostramos sentimentos.
Por isso muitas vezes pensamos será que os animais pensam ? e se pensa o que ele pensa de diferente de mim ?.
Ação por instinto
Se animais maiores são inteligentes o mesmo não acontece com animais menores como insetos --, porque eles agem principalmente com reflexos e instintos.
A ação instintiva é regida por leis biológicas. Ex: aranha tecendo a teia portanto, permanecem as mesmas com o passar do tempo salvo no que se refere a evolução das especies e nas mutações genéticas. Ainda qu ocorra ssas alterações, elas continuam valendo por descendentes, por transmição hereditaria.
Obs: Instinto do latim instinctus: impulso ou inclinação, comportamento inato (que nasce com o indivíduo) e que independente das circunstâncias e do controle racional da vontade.
Os atos instintivos ignoram os atos da propria ação. Em contrapartida, o ato humano voluntário é consciente da finalidade, isto é, o ato existe antes como pensamento, como possibilidade, e a execução resulta da escolha de meios necessários para atingir os fins propostos.
O uso da inteligência
Ao contrário dos