Filosofia
Curso: Pedagogia Período: Noturna Sala: 216
Unidade: Vergueiro
Turma: 1°A
Disciplina: Filosofia da Educação
Prof. Rossi
Nome: Priscila Silva de Almeida RA: 412201759
Nome: Priscila Silva Moura RA: 412203953
Resumo: Para que Filosofia?
Marilena Chauí
Convite à Filosofia
Conhece-te a ti mesmo
O texto “Conhece-te a ti mesmo “cria a idéia de mostrar que não sabemos tudo, que só conseguiremos adquirir uma resposta a partir do momento que conhecemos a nós mesmo.
Neo e a Matrix
Neo sempre questionou as coisas do mundo que ele acredita ser real, mas sempre tinha impressão de esta em estado de vigília,quando esta quase adormecendo ,e seu corpo começa cada vez, mas esta relaxada, mas seus sentidos estão todos funcionando. Morfeu então lhe mostra a realidade, portanto “matrix” é tudo que nos conforma ao mundo que nós vivemos.
Neo e Sócrates
Existe uma semelhança entre Neo e Sócrates que se relaciona diretamente através da dúvida. Sócrates sempre questionou tudo ao seu redor, tudo que lhe era mostrado. Já Neo sempre desconfiou de que a realidade não era como ele enxergava, criando dúvida em tudo que via pela frente.
O mito da caverna
Através da dúvida um dos prisioneiros que estavam dentro da caverna nãos e contentando com o estado em que se encontrava sai, e vê que todas as figuras que enxergava através da parede não é exatamente como acreditava que era, enxergando a verdade ele volta a caverna e para contar as demais prisioneiros tudo que havia descoberto ,mas não só por isso ,podemos entender que ele volta pois como se humano ele depende de outro ser humano ele precisa esta em conjunto com outras pessoas ,e ninguém vive e sobrevive sozinho .Portanto para Platão todo desafio gera um conhecimento que é a sombra ,reflexo e imagem ,dando origem a uma outra reflexão de esta a um passo acima do conhecimento.
Nossas crenças costumeiras
As nossas crenças são aquelas idéias e