FILOSOFIA ÉTICA (ESTUDOS DA MORAL)
· Valores são herdados – Na realidade descobrimos um conteúdo que mobiliza nossa atração ou repulsa.
· Conforme atendemos ou transgredimos certos padrões, nossos comportamentos são avaliados como bons ou maus = recebemos recriminações (sanções) ou elogios (recompensas). Também sentimos alegrias ou remorsos por causa de nossos atos. Ex: Olhar coercitivo da mãe, prisão penal, etc. · Dentre os vários tipos de valores, consideremos apenas os valores éticos. · A ética ou filosofia moral é a parte da filosofia que se ocupa com a reflexão a respeito dos fundamentos da vida moral.
· O que é o bem e o mal? · Vai depender se o fundamento da moral estiver na ordem cósmica, na vontade de Deus ou em nenhuma ordem exterior à própria consciência humana.
· Há uma hierarquia de valores? Se houver o bem supremo é a felicidade? É o prazer? É a utilidade? · Os valores são essências? Têm um conteúdo determinado, universal, válido em todos os tempos e lugares? Ou, ao contrário, são relativos? Ou, ainda, haveria possibilidade de superação dessas duas posições contraditórias?
5.1 – Caráter histórico e social da moral: · Moral = conjunto de regras que determinam o comportamento dos indivíduos na sociedade. Há uma moral constituída exterior e anterior ao indivíduo, que orienta seu comportamento por meio de normas.
· Em função da adequação ou não à norma estabelecida, o ato será considerado moral ou imoral. É de tal importância a existência do mundo moral, que se torna impossível imaginar um povo sem qualquer conjunto de regras.
· O antropólogo francês Lévi-Strauss, analisando os povos primitivos, mostra como a passagem do reino animal ao reino humano, ou seja, a passagem da natureza à cultura, é produzida pela