filosofia e ética
ATIVIDADE AULA 05
01- Qual o sentido da crítica de Aristóteles à teoria das idéias de Platão?
R-O sentido da crítica de Aristóteles a Platão, consiste na rejeição do dualismo. Ele levanta inicialmente o que diz respeito , a difícil explicação da relação do Inteligente e do sensível, inclusive Aristóteles retoma uma discursão que já Existia na Academia, na obra Parmênides de Platão, em um dialogo em que Aristóteles vê problemas nas teorias da idéia.
03- Como Aristóteles caracteriza a sua noção de realidade? No que consiste, para ele, o real?
R- O que Aristóteles caracteriza sobre realidade, e o que existe é a substância individual, que pode ser considerado como material concreto.
Para Aristóteles o real consiste na matéria e forma, matéria é o princípio do indivíduo, e a forma é o jeito em cada individuo , a matéria se organiza.
05- Compare a concepção de conhecimento e do processo de conhecer nos textos o Mito da linha dividida e da Alegoria da Caverna de Platão com a concepção de Aristóteles no texto da Metafísica acima?
R- A concepção de Platão no texto o Mito da linha dividida e da Alegoria da Caverna é para ele a relação entre o inteligível, ou da idéias, o sensível ou material é a realidade na concepção de Platão.
Na concepção de Aristóteles, a realidade é a substância individual, em que o individuo é material concreto. A matéria é a individualização , cada individuo é material concreto, de uma mesma espécie tendo a mesma forma. Para Aristóteles o real é aquilo que o sujeito vê a partir da matéria e representado pela forma.