Filosofia e ética atividade aula 2
A Filosofia possui um conteúdo preciso ao nascer, é uma Cosmologia que significa mundo ordenado, organizado e pensamento racional, conhecimento. Assim a filosofia nasce como o conhecimento racional da ordem do mundo ou da natureza. Durante muito tempo, considerou-se que a filosofia nascera por transformações que os gregos operaram na sabedoria Oriental. A diferença entre pensamento filosófico e o Mito são que o mito pretendia narrar como as coisas eram ou tinham sido no passado imemorial, longínquo e fabuloso, voltando-se para o que era antes que tudo existisse tal como existe no presente. A Filosofia ao contrário, se preocupa em explicar como e por que, no passado, no presente e no futuro, as coisas são como são.
2 Quais as teses que explicam o surgimento da filosofia, na Grécia? Qual delas é mais aceitável?
A primeira tese: os historiadores da filosofia dizem que ela possui data e local de nascimento, final do século VII e início do século VI antes de Cristo, nas colônias gregas da Ásia menos na cidade de mileto, E o primeiro filósofo foi Tales de Mileto. A filosofia possui um conteúdo preciso ao nascer a cosmologia.
A segunda tese: a filosofia que é um fato especificamente grego dependeu de contribuições da sabedoria oriental (egípcios, assírios, persas, caldeus, babilônios) e da sabedoria de civilizações que antecederam à grega, na região que, antes de ser a Grécia ou a Hélade, abrigava as civilizações de Creta, Minos, Tirento e Micenas.
Retirados os exageros do orientalismo, percebe-se que, de fato, a Filosofia tem dívida com a sabedoria dos orientais, não só porque as viagens colocaram os gregos em contato com os conhecimentos produzidos por outros povos
(Sobretudo os egípcios, persas, babilônios, assírios e caldeus) mas também porque os dois maiores formadores da cultura grega antiga, os poetas Homero e Hesíodo, encontraram nos mitos e nas religiões dos povos