Filosofia e Etica
Avaliação 1 – Professora Tuany Sousa
FILOSOFIA E ÉTICA
Unidade 1 – Introdução ao filosofar, Capitulo 2 – Duvidas
Kelly Queiroz
Elton Ferreira
JERICOACOARA
Agosto / 2014
Respostas Pagina 40 – 1 à 4
1 – É Essencial que o filosofo tenha essa curiosidade, do saber, do querer entender, pois é a partir dessas indagações que se pode obter um maior conhecimento.
2 – O filosofo colocou em questão o fato da criança, ser pura, um ser inocente, ainda não ter um “cardápio” formado, não tem vergonha de perguntar e se expressar, e que essa disposição infantil, do se admirar é a mesma que o filosofo deve ter.
3 – A dúvida filosófica surge da necessidade de uma explicação racional para algo da existência humana, não a podemos confundir com dúvidas que em algum momento torna-se um fato inquestionável, ou seja, quem vem da própria sucessão dos acontecimentos.
4 – Para aprender a filosofar, existe um método básico importantíssimo a regra da razão: você tem de dar razões, isto é, justificativas racionais.
Respostas Pagina 46 – 5 à 11
5 – A dúvida de descartes, chamada metódica se configura da seguinte maneira: como o próprio nome diz, por métodos. Metódica porque a dúvida vai se ampliando passo a passo, de maneira ordenada, lógica e radical.
6 – Resolveu construir algo diferente, algo que garantisse um conhecimento verdadeiro. Isso quer dizer que ele já tinha experimentado diversos estranhamentos em sua vida com relação ao que pensava conhecer e decidiu viver esse processo de estranhar e duvidar novamente.
7 – Do critério...
Uma ideia é evidente quando se apresenta com tamanho grau de clareza e distinção ao intelecto, que não suscita qualquer dúvida.
8 – Ideias que nascem dos sentidos:
O conhecimento que se origina das percepções sensoriais não é confiável, pois muitas vezes elas nos enganam. É o argumento do erro dos sentidos, por exemplo: