Filosofia Trabalho
Numero: 24
Série: 1º EM
Caraguatatuba – S.P, Colégio Dom Bosco 2015
Professor Abner Carneiro 2
3 Questões de 1 a 8:
1) Como Platão concebia a realidade? Para ele tudo era matéria?
2) Por que a tese de Platão sobre a alma humana é tão importante para entender sua doutrina a respeito da felicidade?
3)Explique a Fórmula conhecimento = bondade = felicidade, tendo como referência o sistema platônico.
4)Explique o conceito de virtude em Aristóteles e crie exemplos novos.
5)Para Aristóteles, a felicidade é uma combinação de vida dedicada à contemplação teórica ,aliada à prática das outras virtudes humanas e sustentada pelo bem-estar material e social. Analise essa afirmação.
6) Como se vincula a metáfora “ uma andorinha não faz verão” ao caminho aristotélico da felicidade?
7) Como Epicuro concebia a realidade? Para ele tudo é matéria? Como sua concepção da realidade determina seu entendimento do que é ser feliz?
8)Cite e discorra sobre o que diz a história sobre o conceito da felicidade.
Respostas das questões de 1 a 8 :
1) Resumidamente, para Platão a realidade se dividia em duas partes. A primeira parte é o mundo dos sentidos já que usamos os nossos cinco sentidos. Neste mundo Inteligível, tudo flui nele, as coisas simplesmente surgem e desaparecem e não se tem conhecimento seguro. O outro é o mundo das idéias, deste podemos chegar a ter um conhecimento seguro, pois neste usamos nossa razão (Logos). Este mundo das idéias não pode ser conhecido através dos sentidos. Já as idéias (ou formas) são eternas e imutáveis.
2) Por que para Platão o homem feliz era aquele que era sábio e virtuoso ,isso também explica o motivo da filosofia de Platão ser tão espiritualista e valoriza o estudo sobre a alma. Abaixo temos um pensamento de Platão: