Filosofia pre socratica
Filosofia Pré-Socrática
A filosofia começou na antiga Grécia, na região da Ásia menor, que antigamente pertencia à Grécia. Os filósofos da antiga Grécia que antecederam Sócrates são conhecidos por pré-socráticos. Contudo, alguns destes filósofos são contemporâneos de Sócrates, só que tendo em conta os temas abordados pela sua filosofia, estes consideram-se pré-socráticos.
Os pré-socráticos são designados como “naturalistas”, dado que se dedicavam à compreensão da physis. Isto é da natureza ou da realidade, e à questão da origem das coisas, a arché das coisas, enquanto que após Sócrates a filosofia passou-se a debruçar-se mais sobre o Homem, e a moral.
O pensamento pré-socrático era dividido entre diversas escolas, ou seja diferentes tipos de pensamentos ou doutrinas: a escola Jónica, escola Itálica (ou Pitagórica), escola Eleata, entre outras.
Destas escolas, destacam-se Heraclito de Éfeso, da escola Jónica, Pitágoras de Samos, da escola Itálica ou Pitagórica, e Parménides de Eleia, da escola Eleata
Heraclito de Éfeso
Heraclito nasceu em Éfeso, na Jónia, que pertencia à Grécia antiga, (actual Turquia), a 540 a.C.. Heraclito pertencia a uma família nobre, e era conhecido pelo seu mau feitio e por ser muito orgulhoso. De Heraclito apenas nos chegaram fragmentos que contêm 30 frases da sua autoria e alguns relatos da sua vida. Nenhuma obra completa. Conhecido por “Obscuro”, este filósofo era um misantropo, e tornou se eremita, pelo seu ódio ao ser humano.
Heraclito acreditava na mudança constante: “Nada é permanente, excepto a mudança.”, a mudança é incessante, sendo que é a única permanência neste mundo é o constante estado de mudança, o devir, como ele o designou. Segundo Heraclito, a arché das coisas (origem) era o fogo, tudo nasce do fogo, e depois é consumido pelo mesmo: “Este mundo, que é o mesmo para todos, nenhum dos deuses ou dos homens o fez; mas foi sempre, é e será um fogo eternamente vivo, que se