filosofia na vida humana
A Filosofia é útil para os que querem conhecer a si mesmos e entender de onde surgem as ideias que estão em sua mente; para os que têm interesse em questionar os fundamentos das ciências, da política, da arte, da religião…; para os que têm necessidade de encontrar uma resposta às perguntas: “qual o sentido da vida?”, “qual o sentido do universo?”, “qual o sentido de tudo?”.
E a Filosofia tem respostas para essas questões? Mais do que fornecer respostas prontas, a Filosofia sugere caminhos possíveis e coerentes: caminhos que podem ser seguidos por qualquer um, desde que se disponha a utilizar a sua razão, e que conduzem a uma análise crítica das atitudes e das práticas adotadas em sua própria vida.
A filosofia traz conhecimento e reflexão para o homem nas suas buscas cotidianas, ele observa e experimenta algo e mediante essa observação, formula suas ideias. Com suas ideias prontas, o homem começa analisá-las sob uma ótica subjetiva de sua compreensão racional.
Através do conhecimento filosófico, o homem passará a enfrentar a realidade nua e crua de forma mais crítica, consciente, sua opinião é crítica, sem ser influenciado por ninguém. A partir de uma reflexão filosófica, o cidadão começa a sair da escuridão da ignorância, com ascensão do saber alienado para o saber consciente. No entanto o conhecimento filosófico, o cidadão dificilmente estará alienado ao mundo que o cerca e consequentemente, não será manipulado, escravizado pelas ideias de outros indivíduos e classes. A proposta da filosofia é trazer um olhar mais crítico, autônomo, decisivo a frente do mundo real.