Filosofia: fundamentos e métodos
1- Nesta aula, estudamos o homem e suas relações sob várias ópticas. Agora, queremos saber a sua opinião. Para você, quem é o homem?
R: Nota-se que é um ser difícil de entender, muitos ignorantes, ou seja, não liga para o que os outros pensam, só pensa em si mesmo, alguns com fome de vitória e outros com sede de vingança, que os leva a ignorância da vida eterna.
2- Para o filósofo Aristóteles, tudo está em constante transformação. Nesse sentido, ele elabora a teoria do ato ( que se refere ao estado atual do ser ) e da potência ( que indica aquilo em que este ser se transforma ) . Descreva quais são as causas para que o ato mude para potência, segundo Aristóteles.
R: > Causa material, diz respeito à matéria-prima do qual a coisa está constituída;
> Causa formal, diz respeito àquilo que faz com que cada coisa seja exatamente o que é;
> Causa matriz ou eficiente, diz respeito a quem foi o agente que produziu diretamente o ente em questão;
> Causa final diz respeito ao objetivo final, à intenção a qual o ente foi criado.
3- Marque a alternativa que corresponde ao pensamento de Aristóteles referente à sua compreensão do homem.
R: b) Para Aristóteles, o homem é o único animal que possui razão, e a razão é que lhe indica o útil e o pernicioso, o que é justo e o que é injusto.
4- Uma das definições que podemos utilizar para descrever o homem é a de natureza religiosa e teológica. Grandes teólogos se utilizaram das passagens bíblicas do livro dos Gênesis para definir o homem. Santo Agostinho, por exemplo, dizia que o homem teve sua origem:
R: c) em Deus, e somente Ele tem capacidade de preencher as expectativas que todo homem traz consigo;
5- O que é o homem? Esta pergunta é complexa e necessária. Qual filósofo respondeu que o homem é um "nada em relação ao infinito" e "tudo em relação ao nada", ou seja, "um ponto intermediário entre tudo ou nada" ?
R: c) Pascal