filosofia do direito
Filosofia e Ética Profissional
Profº J. C. Marçal
ÍNDICE
Escola de Frankfurt …………………………………...……… 03
Theodor Adorno ………………………………………………. 06
Max Horkheimer ......................................................................... 09
Herbert Marcuse .......................................................................... 10
Jünger Habermas ......................................................................... 13
Walter Benjamin ......................................................................... 16
Escola de Frankfurt
A Escola de Frankfurt é nome dado a um grupo de filósofos e cientistas sociais de tendências marxistas que se encontram no final dos anos 1920. A Escola de Frankfurt se associa diretamente à chamada Teoria Crítica da Sociedade. Deve-se à Escola de Frankfurt a criação de conceitos como "indústria cultural" e "cultura de massa".
Os principais representantes são: Theodor Adorno, Max Horkheimer, Herbert Marcuse, Jünger Habermas e Walter Benjamin.
O grupo emergiu no Instituto para Pesquisa Social de Frankfurt (em alemão: Institut für Sozialforschung) da Universidade de Frankfurt-am-Main na Alemanha. O instituto tinha sido fundado com o apoio financeiro do mecenas judeu Felix Weil em 1923. Em 1931, Max Horkheimer, discípulo de Guile, tornou-se director do Instituto. É a partir da gestão de Horkheimer que se desenvolve aquilo que ficou conhecido como a Teoria Crítica da Sociedade, comumente associada à Escola de Frankfurt.
Com a chegada de Hitler ao poder na Alemanha, os membros do Instituto, na sua maioria judeus, migraram para Genebra, depois a Paris e finalmente, para a Universidade de Columbia, em Nova Iorque. A primeira obra coletiva dos frankfurtianos são os Estudos sobre Autoridade e Família, escritos em Paris, onde estes fazem um diagnóstico da estabilidade social e