Filosofia do direito
Trabalho de Filosofia Jurídica
A FILOSOFIA MODERNA
UNOESC – Universidade do Oeste de Santa Catarina
Fraiburgo - 2009
1 – REFERÊNCIA
MASCARO, Alysson Leandro. A filosofia do Direito: Dos modernos aos Contemporâneos. São Paulo: Editora Atlas, 2008.
2 – DADOS BIOGRÁFICOS
O autor desenvolve uma perspectiva original a respeito da história da filosofia, privilegiando os momentos de ruptura, Não apenas narra a história da filosofia, mas também a reinterpreta de acordo com uma insólita e peculiar perspectiva revolucionária nas pegadas, paradoxalmente, dos críticos conservadores de Hegel, que logo perceberam a profunda contradição entre a postura explicitamente reacionária do filósofo de Jena e o método filosófico revolucionário de seu autor. Doutorando em Filosofia pela USP, no período de produção do livro, busca universalizar o conhecimento filosófico através da didática.
3 – RESUMO DA OBRA, A FILOSOFIA MODERNA
3.1 – CAPITALISMO E MODERNIDADE
Com o nascimento da filosofia do direito surgida no período renascentista rompem-se as características e a tradição medieval, esta teve como precursor Maquiavel, o qual tendia a ideologia Absolutista.
O iluminismo surge em pleno século das Luzes, o século XVIII. A experiência, a razão e o método científico passam a ser as únicas formas de obtenção do conhecimento. Este, a única forma de tirar o homem das trevas da ignorância. Podemos citar, nesta época, os pensadores Kant, Hegel, Marx.
Com o surgimento do capitalismo, o qual surgiu de uma base mercantilista, iniciou-se com a dinâmica das relações de troca, comércio, contato entre os povos, as grandes navegações, iniciando uma relação social mais intensa entre povos, com isso rompe-se o segregacionismo dos feudos, unificam-se territórios e possibilitam com isso maior