Filosofia da Educação. Mapa conceitual (antropologia,axiologia,eepistemologia)
476 palavras
2 páginas
Resumo PLT – Pags. 10 a 22.Didática e Filosofia. A educação ao longo do tempo criou dois sentidos: o social e individual.
Dentro do ponto de vista social a educação se coloca da seguinte maneira, a geração mais experiente transfere seu aprendizado, sua conduta, sua moral, através de seus conhecimentos prévios, para as gerações mais inexperientes. O termo educação que vem do latim “educare” , que neste caso traz um sentido de “criar e alimentar” que significa uma educação externa transferida a alguém. A parte individual por sua vez é o desenvolvimento e aprimoramento da personalidade, no termo latim significa “fazer sair” que estimula a libertação de forças latentes. Os dois sentidos estão ligados, podemos expressar sobre o interesse da educação voltada individualmente e socialmente onde o educador deve dedicar maior atenção, através dos métodos adequados da aprendizagem de cada aluno. Ao tratar também sobre a didática podemos dizer que a mesma é fundamental para a pedagogia por sua vez uma faz parte da outra, a pedagogia é o estudo da educação e a didática é o estudo do ensino e a construção do conhecimento.
Dificuldades de aprendizagem da criança dentro do meio social. Segundo Piaget a o desenvolvimento da aprendizagem de cada criança se da não somente pelas experiências adquiridas ao longo do tempo, mas também pelas conclusões adquiridas em seu meio social. A capacidade de assimilar, acomodar e equilibrar suas descobertas se desenvolve principalmente no conhecimento pré-escola, ou seja, em casa com os pais e familiares, e continua se desenvolvendo com a socialização no ambiente escolar. Quando a criança esta em processo de socialização dentro do âmbito escolar, é aparentemente “normal” que seu primeiro contato com outras crianças seja de maneira acanhada e vergonhosa, mas logo após algumas horas em conhecimento de umas para com as outras já se tornam completamente “intimas”. Mas se essa dificuldade de primeiro