filosofia cap 4
De
Filosofia
Capítulo 04
Aluno: Danyllo lobo
Informática integrado B 2011
Belém/PA
Atividades
1. Faça a distinção entre ação instintiva e ação inteligente. Dê exemplos.
R: Ação instintiva é a ação puramente baseada em instintos, como nos animais. Um homem ficar perseguindo uma mulher igual um cão perseguindo uma fêmea, sem nenhuma noção de moral e de propriedade, é uma ação biológica.
A ação inteligente é, como o próprio nome já diz, fazer uso da inteligência. Consciência da finalidade. Encontrar um motivo para conhecer uma pessoa, para aos poucos ir pegando intimidade e os contatos afetivos irem se desenrolando aos poucos, com discrição e longe das vistas dos outros, é uma ação inteligente.
2. Em que sentido a diversidade cultural é um fato?
R: pelo fato de existir vários povos com linguagem diferente, vestimentas diferentes, comidas diferentes, tendo por consequência diferentes culturas. Resultando nessa diversidade cultural.
3. Como é possível, em uma dada cultura, conciliar tradição e ruptura? Explique e dê exemplos.
R: A cultura é algo arraigado na mente das pessoas. Eu creio que não há conciliação entre elas, pois se houve ruptura, então essa cultura já não é aquela que foi passado de seus antepassados. (em relação às culturas tradicionais)
4. Informe-se sobre a história de Tarzan, obra de Edgar Rice Burrough. Com base nos relatos sobre as meninas-lobo e de Hellen Keller, explique por que essa história é inverossímil.
R:
5. "Um dia, em pleno sertão goiano, ia este cronista em busca de um grupo de índios apinaiés acampados em local distante, para com eles complementar seus estudos etnográficos, quando o guia e companheiro de viagem, Aldírio, perguntou no meio daquele mundão rosiano feito de areia, sol e céu azul: 'Mestre Roberto - disse ele com os olhos brilhantes de ironia -, se eu lhe deixasse aqui, o senhor saberia voltar para a aldeia? ' 'É claro que não! ', respondeu um eu meu sobressaltado pelo potencial