Filosofia cap 4-1º ano
1. Qual o principal período da filosofia grega?
R: 1-O período pré-socrático ou cosmológico; 2-Período socrático ou antropológico; 3-Período sistemático; 4-Período helenístico ou greco-romano.
2. Quais os principais traços da cosmologia pré-socrática? Escolha um deles e o explique-o.
R: 1-A busca do principio natural eterno, imperecível e imortal, gerador de todos os seres; 2-A explicação racional e sistemática sobre a origem, ordem e transformação da natureza; 3-A afirmação de que a physis é imperecível e da origem a todos os seres infinitamente variados e diferentes do mundo que são perecíveis e mortais; 4-A afirmação de que a physis seja imutável, enquanto os seres mortais gerados por ela são seres em continua transformação.
Explicação 1: A cosmologia não admite a criação de mundo a partir de nada, afirmando que tudo e todos foram gerados a partir de um principio natural eterno e imperecível chamado physis , de onde tudo vem e para onde tudo retorna.
3. O que é kinesis ou o devir? Por que essas ideias são centrais no pensamento pré-socrático?
R: Kinesis ou devir é movimento. A mudança constante em todos os seus aspectos. Essa ideia é central no pensamento pré-socrático, porque os filósofos desse período aceitaram o kinesis (ou devir) e procuraram encontrar na natureza a sua substancia reguladora.
4. O que ensinavam os sofistas?
R: Os sofistas ensinavam aos jovens técnicas de persuasão, para que eles aprendessem a defender sua posição e opinião com fortes argumentos.
5. O que propunha Sócrates contra os sofistas?
R: Sócrates propunha que antes de querer conhecer a natureza e antes de querer persuadir os outros, cada um deveria primeiro e antes de tudo conhecer a si mesmo.
6. Explique o que Sócrates pretendia ao buscar essência e o conceito das coisas.
R: Sócrates procurava a definição daquilo que uma coisa, uma ideia, um valor é realmente em si mesmo. Procurava a essência real e verdadeira