Filosofia aplicada ao serviço social
PÓLO: JUAZEIRO DO NORTE - CEARÁ
CURSO: SERVIÇO SOCIAL
DISCIPLINA: FILOSOFIA APLICADA AO SERVIÇO SOCIAL TUTOR A DISTÂNCIA: CLEIDE APARECIDA DOS SANTOS
SER OU NÃO SER EIS O CIDADÃO
SER OU NÃO SER EIS O CIDADÃO
A realidade é o que existe, no entanto é difícil definir o que realmente existe, pois o sujeito que observa e sente à “realidade” o faz de acordo com a sua própria percepção, ou seja, o Mundo é o que nós idealizamos, como realidade externa ou internamente, por isso, é o que criamos, portanto o que criamos é uma realidade indiscutível para nós, (meu mundo) que para outro pode não existir, portanto não há uma definição objetiva filosófica do que é mundo, pois este é construído a partir do que criamos individualmente. Por exemplo: podemos afirmar que existe um mundo fora da matéria? É essa afirmação uma realidade? Se ouvirmos a opinião de um espiritualista essa é para ele uma realidade incontestável, para um materialista essa realidade não existe, é absurda embora continue a existir no campo dos ideais.
O ser humano é a espécie a qual pertencem os seres dotados da capacidade de pensar, pensamentos esses que não possuem limites. Pelo pensamento o ser humano cria sua própria realidade e consequentemente seu próprio mundo, logo podemos afirmar que a realidade será sempre subjetiva por está diretamente relacionada à observação e criação pelo pensamento individual de cada um.
É através da vida em sociedade que o ser humano estabelece relações desenvolvendo suas ideias, e nessa troca de ideias ele aprende a confrontar o “seu mundo” com o mundo visualizado e criado por outras pessoas. Por isso o ser humano foi criado pra viver em sociedade, caso busque o isolamento estará ele negando-se a dar a sua contribuição para si mesmo e o desenvolvimento moral e intelectual do conjunto. O progresso a qual todos devem concorrer só será possível na vida de relações, o isolamento