Filosofia aplicada ao serviço social
Tema 01: O SER HUMANO
Questão 02: Reflita sobre exemplos da cultura brasileira que possam demonstrar como ela é distinta e abarca particularidades.
R: A cultura brasileira é bem diversificada, variando de acordo com cada região. O modo de falar, a alimentação, o estilo musical, a maneira de se vestir, enfim, os hábitos e costumes de cada região acaba formando a cultura desse lugar. Além da cultura regional temos também a cultura religiosa, onde cada ser possui a sua própria crença ou fé. Entre outras inúmeras formas de cultura existente em nosso país!
Tema 02: O CONHECIMENTO
Questão 01: Foi visto que o problema do conhecimento é um dos temas centrais da filosofia. Explique por quê?
R: Porque o ser humano vive em constante busca do conhecimento, a fim de conhecer não somente a si próprio, mas conhecer também o mundo que o cerca. Daí surgiu à preocupação da maioria dos antigos filósofos com o conhecimento, pois eles julgavam que era necessário conhecer primeiro, pra daí então entender.
Tema 03: HISTORIA DA FILOSOFIA
Questão 02: O que se entende por período pré-socrático? Quais eram suas preocupações filosóficas?
R: Período pré-socrático é a fase inaugural da filosofia grega. Esse período abrange um conjunto imenso de reflexões filosóficas de diversos filósofos. As preocupações dos filósofos pré-socráticos era perguntar e compreender a natureza do mundo queria saber e entender a origem de todas as coisas.
Questão 04: Analise e defina as diferenças de método entre Platão e Aristóteles.
R: O método de Aristóteles: Reconhecia a realidade e a multiplicidade dos seres percebidos pelos sentidos. Partindo dessa realidade sensorial, a ciência devia buscar as estruturas essenciais de cada ser. Em outras palavras, a partir da existência do ser, devemos atingir a sua essência.
Método de Platão: Defende a teoria das idéias. No qual procura explicar como se desenvolve o conhecimento humano. Segundo Platão nesse mundo das