Filosofia - Anarquismo x Liberaliso
324 palavras
2 páginas
Laura Maria Zytkowski 2 A
COC – Araucária
(NÃO FIZ A PRIMEIRA AVALIAÇÃO)
Avaliação bimestral de Filosofia.
2015
28/04
Liberalismo X Anarquismo
Filósofos como Rousseau e Locke defendiam a liberdade e a propriedade privada, ou seja, eram simpatizantes do Liberalismo. Rousseau e Locke, por meio do contrato social escrevia que o homem é soberano, o indivíduo é Estado e cidadão e que a desigualdade deveria ser erradicada, porém, sabe-se que para que o país progrida é preciso que a classe dominante se faça presente, que os burgueses, latifundiários, aristocratas dominem os meios de produção, fazendo então que a desigualdade apareça, pois onde há classe dominante, há desigualdade social.
Já Hobbes por meio de suas obras relata que o “o homem é o lobo do homem”, sendo assim se faz necessário um contrato em que o homem abra mão da sua liberdade para o bem comum. Hobbes defendia a monarquia absoluta e inquestionável.
Porém, na primeira metade do século XIX, Proudhon lança a teoria da anarquia, fazendo duras críticas ao Liberalismo. Em sua obra “O que é a propriedade? ” o mesmo afirma que a propriedade privada é um roubo, pois onde há a exploração de um indivíduo sobre outro há roubo, sendo necessário que cada pessoa tivesse o controle dos seus meios de produção. Para que isso se aconteça é preciso eliminar os burgueses, detentores dos meios de produção. E também que não existisse governo, o homem deve se autogovernar.
Dentre esses três filósofos citados acima, nenhum bate com a teoria da anarquia, todos defendiam a existência de um governo. Rousseau e Locke defendiam a participação do povo na política, defendiam a propriedade privada. Já Hobbes defendia que o povo deveria ter um monarca absolutista no poder, sem liberdade.
Com o surgimento da teoria socialdemocrata que criticava o liberalismo, porém defendia que o socialismo poderia ocorrer sem a necessidade de uma revolução, por meio de conquistas políticas feitas pela classe trabalhadora, organizada