trabalho de tamp o fisiologicos
Muitas reações químicas que ocorrem dentro de uma célula, ou mesmo fora delas, dependem do pH. Pequenas variações no Ph podem afetar a velocidade de uma reação química ou mesmo não permitir que ela ocorra, o que pode acarretar na morte celular. Com isso,sabemos que, a capacidade de tamponamento (ou "poder tampão") é uma propriedade importante em sistemas biológicos, para os quais uma alteração rápida de pH pode ter consequências desastrosas Nesse trabalho veremos os mecanismos utilizados pelo corpo para a regulação do pH.
Tendo como os mais importantes tampões fisiológicos presentes no organismo: bicarbonato/gás carbônico , hemoglobina/oxihemoglobina, proteínas ácidas/ proteínas básicas e fosfato monoacido/ fosfato diácido.
2. DESENVOLVIMENTO
2.1 Tampões e tamponamento
A regulação do pH nos fluídos intracelulares e extracelulares é atividade essencial dos organismos vivos. Mesmo pequenas mudanças na concentração do íon hidrogênio podem afetar grandemente as estruturas e as funções biológicas.
A concentração de H+ é mantida relativamente constante por meio de soluções tampões que resistem a alterações brusca de pH quando adicionadas quantidades relativamente pequenas de ácido [H+] ou base [OH-] são formados por ácidos fracos e suas bases conjugadas a resistência a mudanças no pH de um tampão depende de dois fatores: fator (a) a concentração molar do ácido fraco e sua base conjugada; fator(b) a relação entre suas concentrações. Em outras palavras, quanto maior a quantidade de tampão presente, mais íons [H+] e [OH-] podem ser absorvidos sem grandes mudanças do pH.Os quatros tampões mais importantes no corpo são: tampão bicarbonato, o tampão fosfato e o tampão proteico e tampão hemoglobina. Cada um está adaptado para solucionar problemas fisiológicos específicos do organismo.
2.2 Tampão bicarbonato
Um caso especial de sistema tampão de grande importância nos mamíferos é o bicarbonato/ácido carbônico. O dióxido de carbono