Filosofia 2
Andressa Moreno, Daniel Chaves, Rodrigo Marques, Thaís Rodrigues e Vitória Teixeira.
Células-Tronco
Maio/2015
Jaguarão/RS
Sumário:
Introdução.......................................................................................1,2,3
*Tipos de células-tronco
*Embrionários
*Adultas
*induzidas
Prós..................................................................................................4
Introdução As células-tronco são células capazes de autorrenovação e diferenciação em muitas categorias de células. Elas também podem se dividir e se transformar em outros tipos de células. Além disso, as células-tronco podem ser programadas para desenvolver funções específicas, tendo em vista que ainda não possuem uma especialização. Basicamente, as células tronco podem se auto-replicar, ou seja, se duplicar, gerando outras células-tronco. Ou ainda se transformar em outros tipos de células.
Tipos de Células-Tronco:
Embrionárias ou Pluripotentes;
Adultas;
Pluripotentes Induzidas.
Embrionárias: As células pluripotentes, ou embrionárias, são assim chamadas por possuir a capacidade de se transformar em qualquer tipo de célula adulta. Elas são encontradas no embrião, apenas quando este se encontra no estágio de blastocisto (4 a 5 dias após a fecundação).
Adultas:
O corpo humano possui, aproximadamente, 216 tipos diferentes de células e as células-tronco embrionárias podem se transformar em qualquer uma delas. Na fase adulta, as células-tronco encontram-se, principalmente, na medula óssea e no sangue do cordão umbilical, mas cada órgão do nosso corpo possui um pouco de células-tronco para poder renovar as células ao longo da nossa vida. Elas podem se dividir para gerar uma célula nova ou outra diferenciada. As células-tronco adultas são chamadas de multipotentes por serem menos versáteis que as embrionárias.
Induzidas: As primeiras