fILOSOFANDO
UNIDADE DE DOURADOS-SEDE
RELATÓRIO DE FÍSICA EXPERIMENTAL A
MOVIMENTO RETILÍNEO UNIFORME (MRU)
Relatório de pesquisa apresentado como parcela de avaliação na disciplina de introdução a Laboratório de Física Experimental A do curso de Física da UEMS ministrada pelo Profº Roberto Crespo Mantuani.
Dourados-MS
Novembro de 2013
SUMÁRIO
1. OBJETIVO
Observação e caracterização de um movimento unidimensional: o movimento retilíneo uniforme de um corpo sobre uma superfície plana, horizontal e sem atrito. Fez-se uso dos fundamentos da dinâmica (2ª Lei de Newton) e os conceitos que intervêm na descrição do movimento (cinemática) para fundamentar este trabalho. Fornecendo-se situações que possibilite analisar e construir os conceitos relacionados aos tipos de movimentos, MRU.
2. RESUMO
A análise do movimento é um problema fundamental em física. Baseando-se nos princípios da cinemática e da dinâmica, o experimento foi realizado a fim de caracterizar o MRU de um corpo em um plano horizontal sem inclinação. É previsível, por essa teoria, que quanto maior for a ação de uma força sobre um corpo “inerte” maior será sua velocidade constante após o término da ação desta força, isso se prova pela equação que, com os dados coletados, pode determinar a velocidade resultante sobre o corpo em estudo.
3. INTRODUÇÃO
Para descrever o movimento a partir da 2ª Lei de Newton, precisa-se em primeiro lugar de um referencial inercial, que, no caso unidimensional, é simplesmente uma reta orientada, em que se escolhe a origem O; a posição de uma partícula em movimento no instante é descrita pela abscissa correspondente . A dinâmica explica a razão de ocorrer um movimento que é a própria força descrita na 2ª Lei de Newton: a aceleração de um corpo é diretamente proporcional à força resultante que atua sobre ele e o inverso da massa do corpo é a constante de proporcionalidade. Assim:
, onde
Logo,