Filo
O filme “O Clube do Imperador”, título original The Emperor´s Club, dirigido por Michael Hoffman, data de 2002 dentro do gênero drama. O filme é baseado num conto de Ethan Canin.
O elenco é composto por Kevin Kline (William Hundert), Emile Hirsch (Sedgewick Bell), Embeth Davidtz (Elizabeth), Rob Morrow (James Ellerby), Edward Herrmann (Woodbridge), Harris Yulin (senador Bell), Paul Dano (Martin Blythe), Rishi Mehta (Deepak Mehta), Jesse Eisenberg (Louis Massoudi), Gabriel Millman (Robert Brewster), Chris Morales (Eugene Field), Luca Bigini (Copeland Gray), Michael Coppola (Russell Hall), Joel Gretsch (Sedgewick Bell mais velho), Steven Culp (Martin Blythe mais velho), Rahul Kahanna (Deepak Mehta mais velho) e Patrick Dempsey (Louis Massoudi mais velho).
FIGURA 01: Filme “O Clube do Imperador”1
O personagem William Hundert é um professor da St. Benedict's, uma escola preparatória para rapazes muito exclusiva que recebe como alunos a nata da sociedade americana. Lá Hundert dá lições de moral para serem aprendidas, através do estudo de filósofos gregos e romanos. Hundert está apaixonado por falar para os seus alunos que "o caráter de um homem é o seu destino" e se esforça para impressioná-los sobre a importância de uma atitude correta. Repentinamente algo perturba esta rotina com a chegada de Sedgewick Bell (Emile Hirsch), o filho de um influente senador. Sedgewick entra em choque com as posições de Hundert, que questiona a importância daquilo que é ensinado. Mas, apesar desta rebeldia, Hundert considera Sedgewick bem inteligente e acha que pode colocá-lo no caminho certo, chegando mesmo a colocá-lo na final do Senhor Julio Cesar, um concurso sobre Roma Antiga. Mas Sedgewick trai esta confiança arrumando um jeito de trapacear.
Para GHIRALDELLI (2006), a filosofia é uma atividade realizada pelo filósofo com a intenção de pensar a respeito de coisas consideradas pouco importantes sob vários pontos de vista, é o que ele chama de