filo
Adulto no Zoo de Marwell, na Inglaterra.
Jaguatirica, jacatirica, bracaiá, ocelote, maracajá, gato-açu, gato-do-mato-grande ou simplesmente gato-do-mato (nome científico:Leopardus pardalis) é um mamífero carnívoro da família Felidae e gênero Leopardus. São reconhecidas 10 subespécies, e o gato-maracajá (L. wiedii) é a espécie mais próxima da jaguatirica. Ocorre desde o sul dos Estados Unidos até ao norte da Argentina, mas já foi extinta em algumas regiões de sua distribuição geográfica. Ocorre todos os tipos de habitat ao longo de sua distribuição geográfica, até cerca de 1200 m de altitude.
É um felídeo de porte médio com 72,6 e 100 cm de comprimento e pesa entre 7 e 15,5 kg. O padrão de coloração da pelagem é muito semelhante ao do gato-maracajá (L. wiedii) mas a jaguatirica é maior e possui a cauda mais curta. É um animal solitário, noturno, territorial e os machos possuem territórios que se sobrepõe sobre o de várias fêmeas. Alimenta-se principalmente de roedores, mas também de animais de porte maior como ungulados, répteis, aves e peixes. Caça à noite, formando emboscadas. Alcançam a maturidade sexual entre 26 e 28 meses de idade, e as fêmeas dão à luz geralmente um filhote por vez, com cerca de 250 g. Geralmente, filhotes nascem a cada 2 anos. Em cativeiro, a jaguatirica pode viver até 20 anos, mas na natureza vive metade disso. (leia mais...)
Artigos destacados (649) • Artigos bons (672)
Eventos recentes
Rei Filipe VI da Espanha
Filipe VI é proclamado Rei da Espanha (imagem).
Começa a ser disputada no Brasil a 20.ª Copa do Mundo de Futebol da FIFA.
Escritor brasileiro Alberto da Costa e Silva é distinguido com o Prémio Camões, o mais importante galardão literário da língua portuguesa.
Abdul Fatah Khalil Al-Sisi eleito novo presidente do Egito.
Petro Poroshenko eleito novo presidente da Ucrânia em meio a uma rebelião pró-russa, após revolução que destituiu o antecessor Víktor Yanukóvytch.
Mortes recentes • Mais