filo
Nietzsche era formado em filologia clássica e não em filosofia. Tornou-se filósofo, segundo ele mesmo dizia, devido à leitura de Schopenhauer. Terminados os estudos básicos, Nietzsche ingressou em 1864 na Universidade de Bonn, Um ano depois, transferiu-se para Leipzig e lá estabilizou sua vida por um tempo.
Depois de 1888, Nietzsche passou a escrever cartas estranhas. Um ano mais tarde, em Turim, enfrentou o auge da crise; escrevia cartas assinando como "Dioniso", ou "o Crucificado" e acabou sendo internado em Basiléia, onde foi diagnosticada uma "paralisia progressiva". Provavelmente de origem sifilítica. Nietzsche faleceu 25 de agosto de 1900.
Vida e Obra
Friedrich Wilhelm Nietzsche nasceu em 15 de outubro de 1844 em Röcken, localidade próxima a Leipzig. Seu Pai Karl Ludwig, pessoa culta e delicada, e seus dois avós eram pastores protestantes; o próprio Nietzsche pensou em seguir a mesma carreira.
Em 1849,com a morte do seu pai e seu irmão, sua mãe mudou-se para Naumburg, localizada em Saala onde foi apelidado de “pequeno pastor” devida a sua personalidade calma. Dez anos mais tarde obteve uma bolsa de estudos na escola de Pforta, onde lá passaram algumas personalidades como Novalis e Fichte
Datam dessa época suas leituras de Schiller, Hölderlin e Byron ; no qual sobre tal influencia foi se afastando do cristianismo com ajuda de seus professores. Aluno dedicado em grego, estudos bíblicos, alemão e latim, seus autores favoritos foram Platão e Ésquilo.
Depois de 1888, Nietzsche