Filme
O filme Escritores da Liberdade é em minha opinião um filme que traz significativas abordagens, resgatando a valorização da Educação. É possível ser um professor sem ser ditador, pois muitas vezes a realidade que os alunos vivem em casa, pode fazer com que eles procurem a solução nas ruas, se envolvendo assim em situações difíceis, como exemplo, as gangues mostradas no filme.
O filme Escritores da Liberdade é baseado em fatos reais, onde por volta do ano de 1992, a cidade de Los Angeles viveu em uma guerra nos bairros mais pobres, causados por gangues movidos por causa da diversidade racial. No filme a professora Erin Gruwell (Hillary Swan) assume uma sala de aula, dedicando-se a educação devido estar cansada da rotina diária, chegando em sala cheia de expectativas imaginando que os alunos corresponderiam ao seu método de educação. No entanto os primeiros encontros são cheios de brigas e expressões de insatisfações vividas por alunos que tem entre 14 e 15 anos. E isso acontece atualmente em muitas escolas.
Particularmente eu gosto muito muito desse filme pois Gruwel trabalha com as diversas possibilidades de evidenciar as qualidades que os alunos já possuem e identificar potencialidades deles para utilizá-los no processo de ensino, participando de forma ativa na vida deles e conquistando a sua confiança e na minha opiniao isso deve ser feito diarimente.
No entanto observo que infelizmente não são todos os professores apresentam uma nova realidade, o respeito e a autoconfiança como ocorreu no filme. Se houvesse mais interação entre professores e alunos, poderia haver uma transformação onde os alunos sairiam da marginalidade e lutanriam mais pelos seus ideais e conquistas, enfrentando os obstáculos, através do conhecimento.