Filme: uma verdade inconveniente
O documentário UMA VERDADE INCOVENIENTE apresenta uma análise da questão do aquecimento global, e que devido à “ignorância” de muitos, a emissão descontrolada de gases poluentes tem provocado em nosso planeta um significativo aumento da temperatura do planeta nas últimas décadas.
O ex-vice-presidente dos Estados Unidos Al Gore relata claramente as consequências do aumento dessa temperatura. Essas autas temperaturas podem transformar florestas em desertos ou savanas. O derretimento das geleiras dos pólos do planeta já é notado e tem causado o aumento no nível das águas dos oceanos e prejudicado a vida de espécies animais que vivem nestas regiões. Este efeito também pode provocar o alagamento de diversas cidades costeiras no mundo, e o aquecimento da temperatura em algumas regiões podem provocar também a migração de milhões de pessoas, provocando sérios problemas sociais nas regiões que receberão estes migrantes. Além de provocar sérios problemas na agricultura, diminuindo a produção de alimentos no mundo, podemos ter milhões de pessoas morrendo de fome, principalmente nas áreas mais pobres do planeta.
Os topos de algumas montanhas, que antes eram cobertas por gelo, também estão sofrendo com o aquecimento global. Este efeito tem modificado o ciclo de vida da fauna nestas montanhas, podendo provocar em médio prazo a extinção de animais.
Ao relatar os grandes fatos do aquecimento global e comprovar diante de gráficos e imagens que o planeta terra e a água potável estão aos poucos se esvaindo, e que grandes desastres ambientais podem acontecer e já estão acontecendo, o aumento da temperatura global pode aumentar ainda mais a quantidade e força de furacões e tornados em várias regiões do planeta. Além de várias outras catátrofes como epidemias e outros fatores que causaram grandes impactos a toda humanidade.
Para Al Gore todos nos somos responsáveis pelas mudanças do clima, uma vez que o ser humano, esta enchendo a atmosfera de poluição.