Filme tempos modernos
Produção em massa:
Através da figura ao lado pode-se identificar aspectos da forma de gestão de trabalho presente no fordismo. Observa-se um padrão de acumulação, onde há um trabalho mecanizado via esteira de montagem, ou seja, o processo de trabalho caracterizado no fordismo é a cadeia de produção semi-automática, que instaura a produção em massa. Assim, a figura apresenta a esteira de montagem que inaugura essa produção em massa em busca do padrão de acúmulo.
Controle do tempo:
Pode-se observar através da figura aspectos que representa um processo presente no taylorismo, onde relata uma anulação do sujeito, objetivando um aumento da produtividade. Foi experimentado uma maquina que servisse o almoço aos trabalhadores, com a intenção de reduzir o tempo do almoço deles e aumentar o tempo de produtividade. Há um controle do tempo. Observa-se também uma cronometização das tarefas realizadas, em buscando o controle do tempo.
Adestramento do trabalhador:
A figura ao lado retrata aspecto presente no taylorismo, onde há um ocultamento dos efeitos do trabalho parcelado sobre o trabalhador, e ainda apresenta o adestramento, robotização e animalização dos trabalhadores. Ou seja, os trabalhadores aprendiam, “eram adestrados”, para executar tarefas parceladas.
2) Numa parte do filme, o personagem é preso, explique por que ele queria permanecer na cadeia do que ser solto?
Charles Chaplin queria permanecer na cadeia pois não queria voltar ao mundo sem empemprego e cheio de agitações. Ao sair da cadeia não teria onde morar e nem emprego, além de que era reconhecido na cadeia. (Meninas, a questao 2, voiu rever o filme para completa-la. Respondi aquilo que lembrava, mas vou colocar mais coisas)bjos