Filme "tempos modernos"
Perguntas:
1) Justifique o título do filme.
R: Mostra a migração da sociedade, antes voltada para a agricultura, para a era industrial, passando pela Revolução Industrial.
2) Por que Chaplin queria constantemente estar na prisão?
R: Com a escassez de alimentos, moradia e trabalho, ficar na cadeia lhe proporcionava segurança e bem-estar, dando-lhe a idéia de “felicidade”.
3) A Revolução Industrial trouxe muita riqueza. Concorde ou discorde e argumente com partes do filme.
R: Concordamos em parte. A pessoa que tinha uma especialização garantiu seu lugar no mercado de trabalho durante o processo de industrialização. Já a grande maioria da população, sem qualquer qualificação, ficou com subempregos (faziam o que aparecesse). O filme retrata isso bem na cena em que Carlitos trabalha como ajudante do Mecânico, carregando a caixa de ferramentas, e quando se torna Garçom/Cantor. Com a industrialização, várias famílias perderam seu sustento, ficando desempregadas, substituídas por máquinas; essa parte é ilustrada pelo fato da filha mais velha da família roubar alimentos para sua família.
4) Apesar de o filme representar a realidade norte-americana do início do século XX, percebemos problemas sociais atuais. Quais são eles?
Desigualdade social, desemprego, violência, drogas, fome, miséria, greves e conflitos.
5) Como os movimentos reivindicatórios dos operários eram tratados pela polícia?
Como balbúrdia e agitação; dessa forma, eram combatidos com violência e prisões, já que os operários eram tratados como criminosos.
6) Por que Chaplin ficou “louco”?
Pressão por parte da empresa para aumento da produção, trabalho mecânico e repetitivo, sem respeito aos intervalos e vigília constante dos superiores.
7) Explique o que é “produção em série”.
Criado por Ford, cada operário exerce uma única função na linha de produção (ex.: parafusar, martelar, ligar/desligar máquinas), objetivando chegar à confecção do