filme tempos modernos
R: No início do filme, Charles Chaplin explica que é uma história sobre a indústria, a iniciativa privada e a humanidade em busca da felicidade. O tema central do filme é o esmagamento sofrido pelo indivíduo num mundo racionalizado e a não sobrevivência de um espírito livre e otimista num mundo guiado pelas máquinas, pelos grandes negócios e pela opressão – da Polícia, por exemplo, e ao início a 1°grande crise mundial do capitalismo industrial.
2) Quais as ameaças impostas pela vida moderna as quais o personagem de Chaplin fica exposto?
R: O controle total do capitalista sobre o funcionário e a tentativa de utilização da maquina alimentadora, desemprego, fome, desabrigados, revolta social e violência, urbanização explosiva e é também a época de ouro das drogas estimulantes que embalam a agitação moderna.
3) Como é retratada a classe trabalhadora do filme?
R: A empresa tinha uma visão pessimista do trabalhador e acreditava que o trabalhador não empregava todo o seu esforço para produzir o máximo possível (taylorismo), eram cada vez mais explorados, pois não tinham os seus direitos trabalhistas respeitados e eram também obrigados a produzirem sempre mais, fato esse que os deixava muitas vezes exaustos e neuróticos (robotizados) em função das condições de trabalho e dos maus salários estabelecidos pelos empresários.
4) O homem ainda é o dominador ou será que as máquinas já estão em processo de igualdade?
R: O homem independente da tecnologia atual continua predominante no operar e na manutenção das máquinas, mesmo que a tecnologia venha aos poucos substituir o trabalho humano, a mão humana é fundamental, ou seja, homem moderno continua a dominar a máquina, visto que ela ainda não é auto-suficiente em sua operação.
5) Qual sistema de trabalho é caracterizado e criticado no filme?
R: O filme crítica a automação do homem máquina, do controle do tempo pela fábrica, da organização racional do trabalho, das