filme tempos modernos
Centro de estudos à distância
Faculdade de Serviço Social
Pólo: Rio de Janeiro-RJ (7140)
RELATÓRIO DE ATIVIDADE COMPLEMENTAR
POR:
Shirley Alves da Cunha – RA 8116732348
Trabalho realizado em cumprimento às exigências parciais da disciplina Fundamentos Históricos e Teórico-Metodológicos do Serviço Social I da Faculdade de Serviço Social da Anhanguera – UNIDERP
Rio de Janeiro
10/2013
INTRODUÇÃO
Este trabalho percorre o desenvolvimento do Serviço Social, desde os primeiros atos de assistência social, na década de 30, período em que se afirmou o Sistema Capitalista, berço dos primeiros conflitos e as lutas de classe. Para desenvolver este tema, nos utilizamos do filme Tempos Modernos de Charlie Chaplin, o qual ilustra as mudanças decorrentes da industrialização e das novas tecnologias.
Logo, buscamos apontar as mudanças sofridas no campo de trabalho do Assistente Social, bem como a nova estruturação deste profissional, à busca de novas formas de atuação e a ruptura com o modelo capitalista.
Ao final, traremos duas questões sociais decorrentes da atualidade, vinculando as atribuições do Assistente Social neste cenário.
Com isto, vimos o Serviço Social, busca incessantemente promover ações sociais, que o desvinculem do caráter assistencialista, que historicamente lhe foi atribuído.
TEMPOS MODERNOS
Introdução:
Chaplin através do filme passou uma mensagem sobre a vida em uma sociedade industrial e consumista. Tempos modernos ilustra a sobrevivência do homem nas condições socioeconômicos do século XX, na época da Revolução Industrial.
As indústrias produziam de maneira excessiva, além das condições subumanas com cargas horárias extensas com movimentos repetitivos trazendo malefícios aos trabalhadores; mostrando a desumanização e a ganância dos proprietários.
Com a produção excessiva gerou-se a superprodução que acarretou a falência de várias fábricas.
Desenvolvimento:
O filme