Filme: redes sociais
Funções do Tornozelo e Pé
O tornozelo e pé realizam dorsiflexão , movimento de aproximação do dorso do pé à parte anterior da perna. A amplitude desse movimento é em torno de 20°. Os músculos que atuam neste movimento são o tibial anterior, o extensor longo dos dedos e o fibular terceiro. Flexão plantar consiste em abaixar o pé procurando alinhá-lo em maior eixo com a perna, elevando o calcanhar do chão. A amplitude média desse movimento é de 50°. (figura4). Esse movimento é realizado principalmente pelos músculos sóleo e gastrocnêmios. Através destes movimentos é possível realizar a marcha (PRENTICE, 2003).
Inversão e eversão do pé
Já a inversão ocorre quando a borda medial do pé dirige-se em direção a parte medial da perna. A amplitude máxima deste movimento é de 20°. Realizado principalmente pelo músculo tibial posterior, e auxiliado pelos músculos gastrocnêmios, sóleo e flexor longo dos dedos. E a eversão ocorre quando a borda lateral do pé dirige-se em direção a parte lateral da perna. A amplitude máxima é de 5°. Realizado principalmente pelos músculos fibular curto e longo, auxiliado pelos músculos extensor longo dos dedos e fibular terceiro.
Biomecânica do Tornozelo e Pé
Os contados da base do calcanhar, quinto dedo e halux, formam os três arcos plantares: arco longitudinal medial, lateral e transverso (figura 6). Os quais amortecem as cargas e distribui o peso durante a deambulação (PRENTICE, 2003).
Arcos do pé
A ação do membro inferior durante a marcha pode ser dividida em duas fases. A primeira fase é a de apoio ou sustentação, que começa a partir do contato inicial no toque do calcâneo e termina no desprendimento dos dedos. A segunda fase é a de balanço ou de recuperação. Representa o período imediatamente seguinte ao desprendimento dos dedos, no qual a perna move-se da parte de trás para a posição à frente do corpo, preparando-se para o toque do calcanhar. No toque do calcâneo o pé atua como