Filme: Historia da Eletricidade, resumo completo
1705, Newton junto com Hauksbee criou uma esfera giratoria de vidro que era capaz de retirar o ar de dentro dela com uma nova máquina chamada bomba de ar. A maquina girava a esfera através de uma manivela. Ele apagou as velas da sala, colocou sua mão sobre a esfera e dentro dela começou a surgir uma estranha luz etérea, em torno de sua mão. Isso era visto quase como um milagre ou bruxaria. Essa invençao coincidiu com a chegada do Iluminismo. A máquina não foi aceita pelos intelectuais, mas pelos mágicos de rua.
Por muito tempo, os filósofos gregos, como por exemplo, Thales de Miletus, já sabiam que ao esfregar uma peça de âmbar com um pedaço de lã ou pele, eram capazes de fazer âmbar atrair pequenos pedaços de palha. Esta constatação originou a ciência da eletricidade.
1600, William Gilbert sugeriu que a própria Terra comporta-se como um gigantesco ímã.
1753, observações de que relâmpagos eram capazes de conferir propriedades magnéticas a peças de ferro sugeriam uma convergência entre a eletricidade e o magnetismo, mas demorou ainda algum tempo até que a relação entre as duas ciências se tornasse clara.
William Gilbert, médico da rainha Elizabeth I, foi o primeiro a distinguir claramente entre fenômenos elétricos e magnéticos. A rainha Elizabeth ficou maravilhada com o poder da eletricidade estática em erguer penas. Gilbert mostrou que o efeito elétrico não é exclusivo do âmbar, mas que muitas outras substâncias podem ser carregadas eletricamente ao serem esfregadas.
1720, Stephen Gray, um tintureiro de seda da Cantuária, via faíscas elétricas saltarem da seda e isso o fascinava. Ele observou que era capaz de transferir a carga elétrica de um bastão de vidro para uma bola de marfim pendurada por um barbante. Porém a transferência de carga não ocorria se a bola era pendurada por um fio metálico. Daí concluiu que o