Filme Ford
Questionamentos após assistir o filme:
1. Qual a principal temática do filme em relação as Teorias Administrativas?
O filme mostra de maneira detalhada a trajetória de Henry Ford, que revolucionou a indústria automotiva pondo em prática conceitos extraídos da Administração Científica e desenvolvendo novas maneiras para execução do trabalho. Como as plataformas volantes e a criação dos postos de trabalho, nos quais os empregados se mantinham em suas posições, movimentando-se na fábrica o mínimo possível, aumentando-se assim consideravelmente a produtividade.
2. Quais eram os objetivos de Ford ao desenvolver um leiaute linear em sua produção? A empresa ficou mais eficiente? Qual foi o ganho (resultado) obtido?
O objetivo maior de Ford era a popularização de seus veículos e para isso ele implantou a produção em larga escala, conseguindo dirimir custos pela comercialização de apenas um único modelo, o Ford T, conhecido no Brasil como Ford Bigode, conseguindo tornar seus veículos mais baratos e acessíveis às classes mais baixas.
Mas isso posteriormente foi um de seus maiores problemas, pois não diversificou sua linha de produção e por não ser uma pessoa com ideias flexíveis e não aceitar bem as críticas manteve as mesmas práticas administrativas não se preocupando em estudar as novas tendências e necessidades, fornecendo aos seus concorrentes oportunidades de inserção no mercado, como foi o caso da Chevrolet.
3. Em que cena do filme podemos evidenciar o termo: “robotização do operário” ?
Na produção de massa, as qualificações do trabalhador se resumem ao conhecimento necessário para a execução de uma tarefa, ou seja, a clássica atividade de apertar parafusos, parodiada por Charlie Chaplin no filme Tempos Modernos. Foi essa mecanização da atividade humana, que produz a alienação do trabalhador, que evidenciou o termo “robotização” e foi objeto das críticas mais contundentes que se fizeram à