Filme Farhrenheit
1261 palavras
6 páginas
Atividades Propostas• Elabore um resumo sobre o filme assistido, destacando os pontos abaixo:
a) A relação da invasão do Iraque com o ataque de 11/09
b) Os objetivos da Al-Quaeda com relação aos Eua
c) As relações econômicas e diplomáticas dos Bin Laden com os EUA
d) Os verdadeiros objetivos de Bush para com o Iraque
e) O “terrorismo” difundido e “combatido” nos EUA
f) Suas considerações e conclusões finais.
O filme nos mostra uma realidade que ficou “por debaixo dos panos” sobre o governo americano antes, durante e depois do ataque terrorista de 11 de Setembro de 2001. O título do filme faz referência ao livro Fahrenheit 451 (233ºC, que representa a temperatura que arde o papel), escrito por Ray Bradbury, e também aos atentados, sugerindo assim "a temperatura que arde a liberdade".
Todos nós sabemos que de uma certa forma Bush culpou o governo ditatorial de Saddam Hussein no Iraque como a causa deste atentado (desviando assim as atenções de Osama Bin Laden, o verdadeiro culpado, que planejou e mandou executar o ocorrido), justificando sua invasão como uma chance de acabar com o regime ditatorial “sanguinário” que estava instalado. Porém, apesar de ser uma ditadura, em nenhum momento os iraquianos reclamavam do governo, tanto até que houve um plebiscito para o povo decidir se eles queriam que Saddam continuasse no poder, houve uma vitória sem fraudes (o povo era tão leal ao seu líder que dificulta até hoje a instalação americana no país). Assim podemos concluir que foi apenas uma desculpa arranjada para invadir o Iraque e tomar posse das abundantes reservas de petróleo.
Se todo o mundo sabia que um grande membro da Al-Quaeda havia planejado o ataque, porque não ir atrás dela? Porque os Estados Unidos da América era e continua sendo o maior fornecedor de armamentos para a própria Al-Quaeda. Além disso, esse grupo foi financiado e treinado pelos Estados Unidos, para desestabilizar algumas facções (como o Talibã) e poder “tomar conta” das