Filme: escritores da liberdade
TRABALHO DO FILME: “ESCRITORES DA LIBERDADE”.
2012
Roseli de Almeida
TRABALHO DO FILME: “ESCRITORES DA LIBERDADE”.
“Trabalho realizado como uma das exigências parciais da disciplina “Psicologia Escolar” do curso de Psicologia do UNISAL de Americana, ministrada pela Profª. Dra. Gabriela Raeder da S. Carneiro.
2012
SUMARIO
INTRODUÇÃO 4
COMPREEÇÃO TEÓRICA DO FILME 5
A IMPORTANCIA E O PAPEL DO PROFESSOR 6
CONSIDERAÇÕES FINAIS 9
REFERENCIAS BIBLIOGRÁFICAS 10
INTRODUÇÃO
O filme “Escritores da Liberdade” é uma produção baseada em fatos reais que representa as contradições da sociedade contemporânea, e o caos nas relações sociais, a submissão, as reações e resultados de um sistema educacional ultrapassado pouco eficaz, na tentativa simples de mudanças.
Atualmente a Didática vem apontando para uma revolução na formação dos Professores de Nível Superior. A prática demonstra que os atuais professores, embora tenham formações específicas, faltam embasamentos teóricos em metodologias didáticas para um bom desempenho acadêmico.
O filme Escritores da Liberdade aborda como os professores podem através de um planejamento e recursos adequados incentivar a motivação dos alunos a aprender. É representado por uma professora que oferece aos seus alunos, o que eles mais precisam uma voz própria. A professora Erin Gruwell, combate um sistema deficiente, lutando para que a sala de aula faça a diferença na vida dos estudantes. Incentiva os alunos a escreverem suas próprias histórias. Essa turma de adolescentes descobre o poder da tolerância, dos aprendizados, de serem reconhecidos e percebidos como individuo, e então recuperam suas vidas desfeitas e iniciam uma nova etapa de maneira muito mais saudável e feliz.