Filme dodigo de conduta
725 palavras
3 páginas
O filme Código de Conduta conta a história de um pai de família, Clyde Shelton (Gerard Butler), que tem sua vida complemente transformada após uma invasão em sua casa, onde testemunha brutalmente o assassinato de sua mulher e filha por dois marginais. Os dois suspeitos são presos, mas devido ao sistema judicial falho apenas um dos assassinos é condenado à morte e outro é condenado a mais ou menos cinco anos de prisão. No decorrer do início do filme as próprias palavras do advogado e promotor público Nick Rice (Jamie Foxx) dizem exatamente como é o sistema judicial e como ele funciona. Na conversa com seu amigo e colega de trabalho Jonas Cantrell ele diz: “É um sistema imperfeito”, já na primeira conversa com Clyde diz: “Sinto muito o acordo já está feito”, “Eu sinto muito já fiz o acordo”, “É assim que o sistema funciona” após sozinho, ter tomando a decisão de fazer um acordo sobre o caso da morte da mulher e filha de Clyde sem mesmo tê-lo consultado antes. Levando como partida essa decisão do advogado e promotor público Nick, e mais outros dois momentos do filme serão ditos a Ética e a Moral de cada um desses momentos.
1° Momento: Decisão e acordo feito pelo advogado e promotor público Nick sobre o caso da morte da mulher e filha de Clyde sem mesmo tê-lo consultado antes.
Ética e Moral: Antes de ter tomado a decisão de fazer um acordo com o criminoso, Nick deviria antes ter tido uma conversa com Clyde para que ambos decidissem qual melhor seria o acordo ou decisão a tomar, mesmo por que o caso envolvia a família de Clyde. Sendo assim, não foi ético da parte de Nick ter tomado sozinho à decisão de fazer o acordo, achando esta seria a melhor decisão para o caso, nem mesmo ter feito esse acordo sabendo que o bandido era culpado. Por outro lado a decisão tomada por Nick no ambiente judicial foi moral já que fazer um acordo está dentro das normas judiciais e sociais.
2° Momento: Dez anos se passam e Clyde decide aparecer e fazer justiça com as próprias