Comparativo de qualidade da imagem e taxa de exposição do paciente utilizando sistema analógico e cr.
O processo de migração de sistemas analógicos para digitalizados, para aplicações diagnósticas, requer cuidados específicos, a fim de manter a qualidade das imagens e minimizar a dose no paciente.
O objetivo do estudo foi analisar e comparar a qualidade da imagem e o kerma em um simulador não antropormófico de tórax gerados por sistemas analógicos e digitalizados.
Foram analisados a qualidade da imagem e o kerma de entrada e saída, nos simuladores para dois equipamentos de raios x diferentes (Siemens e Emic), com diferentes sistemas de retificação de onda, ambos os sistemas (digital e analógico) estavam sendo utilizados no mesmo local. Foram geradas imagens em filme e em image plates.
Image plate é um detector bidimensional com o objetivo de substituir o filme tradicional, desenvolvido devido a necessidade de reduzir a dose de radiação e de proporcionar melhor contraste de imagem com baixo ruído. Essa necessidade tem sido um grande incentivo para as pesquisas de novos sistemas de armazenagem da imagem latente.
A substituição da radiografia com telas intensificadoras por sistemas computadorizados trouxe muitas vantagens operacionais, tais como o arquivamento eletrônico e o pós- processamento da imagem.
Todas as características e vantagens da imagem computadorizada podem acarretar desvantagens, pois pode ocultar falhas técnicas e implicar aumento de dose no paciente para uma determinada técnica.
O trabalho sugere que quando uma instituição planejar a aquisição de um sistema CR deverá realizar um estudo das características de seus equipamentos de raios-X, considerando a necessidade de fluência de fótons e eficiências de conversão de sinal para a geração da imagem no sistema CR. Caso contrário, poderá ser necessária a compra de um equipamento de raios x novo após a instalação do sistema CR, que implicará maior custo.
Deve ser analisado e estruturado um