Filme Diaz
Em julho de 2011, Genova foi escolhida para mais uma reunião do grupo G8 que é o encontro dos oito países mais industrializados do mundo ( Estados Unidos, Japão, Alemanha, Reino Unido, França, Itália, Canadá e Rússia ). Estes enconcontros tem por metas aumentar a cooperação em comercio e finanças, fortalecer a economia global, promover a paz e a democracia e evitar e resolver conflitos. Estes líderes de países se reúnem anualmente em um encontro que já se tornou foco de atenção para a mídia.
Nesta mesma época um grupo de pessoas de esquerda, se reuniam na mesma cidade para uma reunião paralela ( Fórum social mundial). Pegando carona os chamados Blacks Bloc que eram movimentos anarquistas, símbolo da opressão mundial, atacavam de maneira direta o sistema financeiro direto.
Para melhor entendimento, o grupo black bloc, segundo o site da Wikipédia, nada mais é do que um agrupamento de pessoas para uma ação conjunta ou propósito comum, diferentemente de block: bloco sólido de matéria inerte) é o nome dado a uma tática de ação direta, de corte anarquista, empreendida por grupos de afinidade[] que se reúnem, mascarados e vestidos de preto, para protestar em manifestações de rua, utilizando-se da propaganda pela ação para desafiar o establishment e as forças da ordem. Black bloc é basicamente uma estrutura efêmera, informal, não hierárquica e descentralizada. Unidos, seus integrantes pretendem adquirir força suficiente para confrontar as forças da ordem.
Os críticos do G8 acusam o grupo de representar os interesses de uma elite rica e minoritária, que deixa de lado as necessidades da maioria da população mundial. Países importantes com economias emergentes, como a China e a India, são deixado de fora, assim como os africanos e latino-americanos, relata o site da veja.
O filme mostra de forma real e fiel a gravidade e os estragos causados pelo movimento anarquista, consequentemente a