Filme cisne negro
Caso Nina
Entrevista Inicial
Paciente Nina, filha única, dançarina de uma companhia importante de ballet clássico. Dedicada aos ensaios de dança de forma exacerbada para conseguir o papel principal.
Mora com a mãe que ao investigarmos verificamos que a mesma foi bailarina no passado e teve o sucesso da sua carreira interrompido aos 28 anos de idade por engravidar-se de Nina.
A mãe se coloca na vida da filha de forma autoritária e invasiva.
Queixa Inicial: Alucinações visuais: vê sua própria imagem em outras pessoas, delírios: busca da perfeição e automutilação, sente-se culpada pelo acidente de outra dançarina, o que intensifica os sintomas, uso de drogas como fuga, vomito e tentativa de suicídio.
Teve um surto psicótico ao visitar a ex-bailarina no hospital, teve alucinações visuais.
Sente-se perseguida pela colega da companhia de dança.
Relação com os pais: A mãe a trata como criança: a veste, a sufoca querendo controlar sua vida.
Em todo seu discurso o pai não é mencionado.
Vida social: Está sempre sozinha, não tem amigos, Nina demonstra-se insegura ao falar com o líder da companhia.
Ambiente em que vive: quarto infantilizado e busca incessante de agradar a mãe.
Treino obsessivo em busca da perfeição, pressão e cuidado excessivo da mãe.
Hipótese diagnóstica: Psicose Esquizofrenica Paranóide.
Devolutiva: A devolutiva foi dada a Nina e a sua mãe. Nina chegou aqui se sentindo muito culpada pelo acidente sofrido pela bailarina Beth, e se queixando de ver coisas que outras pessoas não veem o que chamamos de alucinações, se queixou também de arranhar as costas de forma compulsiva ao ponto de machucar-se. O cuidado excessivo da mãe a prejudica ao ponto de Nina sentir –se insegura.
Aspectos Sadios: Inteligência e disciplina.
Aspectos menos Adaptativos: A cobrança feita para que ela seja uma perfeita dançarina a faz acreditar piamente que pode alcançar tal perfeição, mesmo que isso custe sua saúde física e