Filme 11 de Setembro
Campus Swift
Analise do filme:
11'09''01 September 11
Mayara Moreira Souza
RA: B648DB-8
Campinas – S P
2013
11'09''01 September 11
Filme mostra 11 perspectivas diferentes de 11 diretores de diferentes paises, sobre o 11 de setembro, evento que marcou a história, quando dois aviões chocam contra as torres gêmeas (Word Trade Center) em NY-EUA.
Descrevendo um pouco sobre a visão de Samira Makhmalbaf do Irã, pude ver o quanto eles sofreram também com os ataques. Crianças deixando de ir a escola para fazer tijolos, para construir abrigos contra o exército dos Estados Unidos que os estavam atingindo a todo instante.
Mesmo com tudo isso, a professora vai atras de seus alunos, leva livros pra que leiam, e conta sobre o ocorrido em NY e faz um minuto de silêncio. Que atitude! Mas é dificil cobrar de crianças um entendimento tão profundo sobre a situação em que estavam vivendo. Eles só sabiam que precisavam ajudar seus familiares a se proteger dos EUA e ver amigos e parentes morrendo por isso.
Já Claude Lelouch da França, mostra uma visão totalmente diferente do normal, o ponto de vista de uma pessoa surda-muda. Uma fotografa francessa que vai a passeio turistico em NY com um guia para surdos-mudos, e dá-se a entender que a partir desse encontro acabam morando juntos. Ele continua com seu trabalho e sai para levar um grupo para conhecer o Word Trade Center, mas não sabia o que o aguardava. Sai de casa depois de uma discusão com ela. Ela por sua vez começa a escrever uma carta de despedida para ele, e não vê as noticias na TV sobre o atentado. Quando ele volta cheio de cinzas ela sem saber apenas o abraça. A falta do áudio no filme causa um desconforto, mas faz com que se veja os detalhes, se entenda os jestos e olhares.
Youssef Chahine do Egito traz uma abordagem bem diferente e viajada! Após o atentado ele tem um encontro com a alma de um dos soldados americanos morto em