File hair e a guerra do vietnã
Comunicação e Fatos Contemporâneos – Prof. Roberto Assaf
Daniella Yauara Kübler – 20114117
O filme Hair de 1979 dirigido por Milos Forman é baseado na peça homônima de 1968 escrita por James Rado e Gerome Ragni, aborda a Guerra do Vietnã e o movimento hippie e faz uma critica a varias instituições da sociedade, a vários acontecimentos e comportamento dos anos 60.
Hair relata a história de um jovem, Claude Bukowski - interpretado pelo ator John Savage -, de família conservadora de Oklahoma que esta prestes a se apresentar no Exército para servir na Guerra do Vietnã. Ao desembarcar em Nova York conhece um grupo de hippies formado pelos inseparáveis, Berger (Treat Williams), Jeannie ( Annie Golden), Hud (Dorsey Wright) e Fenton (Richard Bright) que são contra a guerra e para completar a trama Claude se apaixona por uma jovem socialite Sheila (Beverly D'Angelo), faltando apenas dois dia para se apresentar. O filme dá ênfase ao movimento hippie e a sua ideologia, numa época em que o movimento teve seu auge nos EUA.
Em 1959 começava a guerra do Vietnã, Vietnã do Norte apoiado pela União Soviética e Vietnã do Sul apoiado pelos EUA. A guerra teve inicio após um ataque a base americana situada no Vietnã do Sul por vietcongues apoiados por soviéticos, mas os EUA só interviriam mais tardar em 1964, quando enviariam tropas e armamento para o país asiático, aonde milhares de seus soldados viriam a morrer.
Ao mesmo tempo em que se iniciava a guerra surgia o movimento hippie, com lema de “Paz e Amor”, lutando pelos direitos civis, antimilitarismo e igualdade. Inspirados pela cultura oriental e pelo seu jeito de viver contestavam a sociedade, as tradições e o militarismo, fazendo protestos em praças públicas sempre ao som de muita música, rock psicodélico, e uso de substâncias ilícitas, maconha, LSD, entre outras. Os hippies eram caracterizados pela sua aparência, roupas rasgadas, multicoloridas, e junto homens com cabelos