filantropia
Filantropia, balanço social
Definição de filantropia: Filantropia é um vocábulo de origem grega que significa “amor pelo gênero humano”. Trata-se de um conceito utilizado de forma positiva para fazer referência à ajuda que se oferece ao próximo, à humanidade, sem requerer uma resposta nem nada em troca. Dá-se o nome de filantropos aos sujeitos ou organizações que costumam desenvolver projeto de solidariedade. WWW.conceitos.de/filantropia.com.br
A relação da filantropia com o serviço social vem desde o inicio do surgimento do serviço social no mundo. No Brasil foi ao começo do século XX que foi assumida por católicos brasileiros, foi uma preocupação que igreja assumiu , uma luta contra o liberalismo e o comunismo, era um forma de caridade .Historicamente no Brasil as ações filantrópicas estiveram ligadas à ajuda ao próximo sob a visão da moral cristã, na qual há o reconhecimento do valor da pobreza como redentora dos pecados. Hoje temos muitas entidades beneficentes realizando trabalhos sociais como forma filantrópica. Ex: Entidade beneficente de assistência social: “promove gratuitamente e em caráter exclusivo a assistência social beneficente a pessoas carentes, em especial a crianças, adolescentes, idosos e portadores de deficiência”. Entende como assistência social beneficente à prestação gratuita de serviços e benefícios a quem dela necessitar (GOMES, 1999).
WWW.espaçoacademico.com.br
A filantropia trata das ações de benemerência da empresa por meio de participações em campanhas isoladas ou doações aleatórias que faz a instituições sociais.
Existem varias entidades filantrópicas que passam a necessitar de se qualificarem para terem o direito de se classificar como uma entidade que presta um serviço social de qualidade.
O crescimento do terceiro setor, em sua vasta composição de entidades privadas sem fins lucrativos, demonstra que houve uma transferência de responsabilidade na execução políticas sociais