filadelfia
É necessário, todavia, que se esclareça um pormenor, a igualdade proclamada aqui é a igualdade formal, ou seja, igualdade de todos perante a lei, já que a igualdade material (uma mesma situação econômica, física, social, intelectual, etc. para todos os indivíduos) não existe.
Numa expressão sintética, o princípio da igualdade, enquanto princípio vinculativo da lei, traduz-se na idéia geral da proibição do arbítrio, conforme o art. 5º da Constituição Federal:
Art. 5º - Todos são iguais perante a lei, sem distinção de qualquer natureza, garantindo-se aos brasileiros e aos estrangeiros residentes no País a inviolabilidade do direito à vida, à liberdade, à igualdade, à segurança e à propriedade, os seguintes termos: (...)
Aparece aqui um princípio fundamental do direito: o principio da isonomia (todos são iguais perante a lei).
Vale aqui a famosa máxima de Ruy Barbosa, que diz isonomia não consiste em tratar todos da mesma maneira; consiste, isto sim, em tratar igualmente os iguais e desigualmente os desiguais, na medida de suas desigualdades.
Em suma, podemos afirmar que é um filme muito comovente e que nos mostra como o preconceito ainda existe nos dias de hoje, retratando com perfeição a questão da discriminação do soropositivo além do preconceito aos homossexuais, nos levando a refletir muito sobre a questão, onde um homem bem sucedido foi posto a parte da sociedade por ser portador do vírus HIV, que luta para se fazer justiça, juntamente com alguém que