fil e teo.
Organizado por sem. Kenny Erik Araújo Desidério
Mais do que um informativo, pretendo neste folheto mostrar a beleza da comunhão com Deus e o quanto é maravilhoso reconciliarmo-nos, sempre que pecamos, com esse Deus maravilhoso que nos dá todo bem.
O sacramento da reconciliação é um dos mais belos sacramentos da Igreja. O pecador arrependido, ao confessar-se com um sacerdote recebe o perdão de Deus, que é Pai e rico em misericórdia.
1- QUEM INSTITUIU O SACRAMENTO DA RECONCILIAÇAO?
Foi o próprio Jesus quem instituiu esse sacramento, quando Se mostrou aos Seus Apóstolos no dia de páscoa, exortando-os: “ Recebei o Espirito Santo. Aqueles a quem perdoardes os pecados ser-lhe-ão perdoados; e aqueles a quem os retiverdes ser-lhe-ão retidos.” Jo 20, 22-23
2- O QUE FAZ UMA PESSOA ARREPENDIDA?
Do exame da culpa pessoal surge o desejo de melhorar; a isto se chama “arrependimento”. A ele chegamos quando reparamos na contradição entre o amor de Deus e o nosso pecado. Então, enchemo-nos de dor pelo nosso pecado, propomo-nos a mudar A nossa vida e depositamos toda a nossa esperança na ajuda de Deus.
3- O QUE SE PRESSUPÕE FUNDAMENTALMENTE PARA QUE UM CRISTÃO OBTENHA O PERDÃO DOS PECADOS NO SACRAMENTO DA RECONCILIAÇÃO?
Para o perdão dos pecados, pressupõe-se, que haja um penitente, isto é, a pessoa que se arrepende, e o sacerdote que lhe dá a absolvição dos pecados em nome de Deus.
4- COMO SE CONSTITUI A CONFISSÃO?
A cada confissão pertencem o exame de consciência, o arrependimento, o propósito, a confissão e a penitência.
5- QUE PECADOS TEMOS MESMO DE CONFESSAR?
Os pecados graves que forem recordados num exame de consciência pormenorizado e que ainda não foram confessados só podem ser confessados, em circunstâncias normais, numa confissão individual.
6- QUANDOE COM QUE FREQUÊNCIA SE DEVEM CONFESSAR OS PECADOS GRAVES?
Os pecados graves devem ser confessados a partir da idade da razão (7 anos). A Igreja recomenda vivamente