FIGURINO "ASSIM QUE PASSAREM CINCO ANOS" - Garcia Lorca
INDUMENTARIA IV
ALUNO: SILAS BARBOSA
PROFESSORA: BETH FILLIPEKI
2014.1
FIGURINO PARA A PECA: ASSIM QUE SE PASSAREM CINCO ANOS
Através, da percepção visual, o figurino traz o reconhecimento do contexto temporal, da ambientação histórica narrativa e das características particulares de cada personagem, além de aspectos psicológicos e peculiares que serão identificados pelos espectadores. O figurino cria imageticamente um signo equivalente para cada personagem.
Partindo do conceito de "collage" defendido por Max Ernest( Surrealista), onde o confronto de imagens diferentes criam situações paradoxais que não apresentam nexo com a realidade cotidiana. Através desse choque de imagens resignificadas Ernest acredita que o espírito se liberta para um novo mundo, supra real, cotizado por imprevistos e choques de imagens.
O principio da "collage" tira partido do distanciamento que se faz de uma imagem em relação a seu cenário comum, para resignificá-las, assim quebrando a unidade de tempo.
A relação com o tempo no texto " assim que se passarem cinco anos" se mostra fragmentado, logo a unidade de tempo é quebrada. A fragmentação citada se dará plasticamente no figurino através de recortes temporais passando pelas décadas de 1900, 1920.
Contextualizaçao
Belle Epoque e anos 1920:
A primeira década de do século XX foi marcada pela conquista de varias lutas- algumas levando a penas de prisão- sobre direitos como o voto da mulher, o contrato de trabalho, a liberdade de fazer greves e comícios. As primeiras manifestações democráticas começaram a anunciar-se. A Inglaterra deixou de ser vitoriana com a morte da rainha.
A frança mantinha seu prestigio como criadora de moda e seus artistas ensinaram os novos"ismos" ao mundo.
No palco político, o atentando em Saravejo, em 1914 fez explodir a primeira guerra mundial - o veneno do forte nacionalismo que trouxe rivalidades, sem solução. A França, a Alemanha e a Inglaterra atrapalharam, por motivos e